Serviço de Apoio Domiciliário


O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social que passa pela prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias, de modo a satisfazer as necessidades básicas tais como o fornecimento de refeições, prestação de cuidados de higiene e conforto, arrumação e limpeza do domicílio, tratamento de roupas e transporte e acompanhamento de utentes a consultas e exames médicos.

Para a realização desta última, dispõe a instituição de uma carrinha adaptada para pessoas de mobilidade reduzida, destinada ao transporte e acompanhamento de utentes a consultas e exames clínicos.


Pretende-se com esta resposta prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos idosos e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias, contribuindo para retardar e ou evitar a institucionalização. 


Serviços prestados pelo SAD:

  • Prestação de cuidados de higiene e conforto pessoal;
  • Arrumação e pequenas limpezas no domicílio, os serviços que são prestados neste âmbito cingem-se aos compartimentos utilizados pelos utentes, nomeadamente quarto, cozinha, casa de banho;
  • Confeção, transporte e distribuição das refeições;
  • Tratamento de Roupa.
O SAD pode, ainda assegurar outros serviços, nomeadamente:
  • Cuidados de higiene a acamados/ dependentes;
  • Serviço de transportes/Acompanhamento ao exterior (acompanhamento dos utentes às consultas e realização de exames médicos);
  • Apoio Psicossocial;
  • Atividades de animação e socialização, aquisição de géneros alimentícios, medicamentos e outros artigos.

Atividades de Convívio Sénior


O Programa de Atividades de Convívio Sénior, dirigido aos utentes do Serviço de Apoio Domiciliário, alargado aos sócios com mais de 65 anos de idade, reformados e residentes na freguesia, surgiu como uma resposta de ação social com o objetivo de desenvolver a ocupação saudável dos tempos livres da população sénior, bem como promover o convívio e a confraternização entre os mesmos. Pretende-se com isso promover a manutenção do idoso no seu meio, bem como fomentar um envelhecimento ativo e construtivo.


Serão neste espaço promovidas atividades sócio recreativas e culturais organizadas e dinamizadas para os idosos da comunidade, para ocupação dos tempos livres, bem como fomentar as relações interpessoais dos idosos, a fim de evitar o isolamento. O objetivo é proporcionar momentos de lazer de forma a manutenção do bem-estar.